domingo, 16 de setembro de 2012

PRA ENTENDER A MODA. - INTRODUÇÃO



Hoje em dia a moda, basicamente refere-se a algo que vem do passado. Muitos dizem que nada mais é novo, mas tudo é uma releitura de algo já criado. Certo ou errado é fato que conhecer a história da moda nos faz entender um pouco mais sobre ela e sobre como chegou ao estado em que se encontra.
Além disso, a moda está totalmente ligada a atitudes sociais, econômicas e políticas. Ou seja, é um espelho da sociedade.
Portanto, a partir de hoje vamos postar uma retrospectiva da moda, destacando seus principais estilistas e as influências que elas têm nos dias de hoje. De forma resumida e prática vamos apresentar apenas os pontos principais, as tendências que marcaram época.
Hoje, vamos fazer somente uma introdução, pra que vocês entendam que apesar de mudar muito e não necessariamente possuir uma linha lógica, a moda não é uma frivolidade descartável e sim algo extremamente complexo e que influencia a todos, mesmo aqueles que aparentam não participar dela.
É comum ouvirmos que moda é uma futilidade, feita para “patricinhas” e gente sem cultura, mas isso é completamente errado. Moda é pra exprimir um comportamento individual ou coletivo e com avanço da tecnologia, da propagação da moda, se tornou bastante inclusiva.
Antigamente estar na moda era um privilégio para poucos, ditados pela alta costura, pela classe social dominante, não era algo que todos pudessem usufruir. Hoje em dia, não só não é assim, como muitas vezes ela surge das ruas, de pessoas normais que ditam seu próprio estilo.
Também é preciso lembrar que em alguns momentos, a moda foi cúmplice de tomadas de liberdade, como a liberdade das mulheres, dos gays, lésbicas, jovens e outras minorias que através do seu vestuário atraíram o foco para si e gritaram: Nós estamos aqui e não vamos ser ignorados.
Enfim, minha gente, espero que vocês realmente leiam essas matérias e entendam, qualquer coisa, já sabem, corre aqui nos comentarios E aguardem o próximo post, vamos começar a entendendo as tendências do século XIX.


@GessicaMelloo 


0 comentários:

Fan Page!

Search

Faça Parte!